A Ilha da Magia

A Ilha da Magia

6 1638

Florianópolis, Floripa, Ilha de Santa Catarina ou Ilha da Magia, como também é conhecida, é destino obrigatório para quem quer ostentar a frase: “Eu conheço o Brasil”. São mais de 100 praias, ilhas, trilhas para aventureiro nenhum colocar defeito. As belezas naturais da ilha estão espalhadas por seus 436,5 Km², ou seja, 424,4 Km² de ilha e 12,1 km² de continente.

Além da paisagem, você logo perceberá o quão especial é o sotaque local, muito pouco imitado em rodas de amigos, pois quando o fazem o confundem com o sotaque gaúcho, portanto, ouvidos atentos para um “novo e brasileiro” sotaque da Língua Portuguesa.

O PONTO DE CHEGADA selecionou algumas das mais famosas praias de Santa Catarina, de norte a sul, para você:

Começando pelo Norte:
As praias do norte, são as mais urbanas do tipo “balneário”. Ingleses e Canasvieiras, por exemplo têm excelente infra-estrutura com o comércio, bancos, etc. Além disto, são reduto de argentinos no verão. Já Jurerê, digamos que é uma praia de ondas mais calmas e Jurerê internacional é um loteamento no canto direito da praia repleto de “mansões”. A Praia do Santinho é bastante procurada por surfistas, além de ser uma praia tranqüila.

As praias do Leste são as mais “famosas e mais badaladas” da ilha. A Praia Mole é sinônimo de surfistas e de gente bonita, assim como é freqüentada por praticantes de parapente que encontram em sua encosta sul uma rampa natural. Com ondas fortes, mar aberto, água cristalina e areia fofa, a tão famosa praia Mole reúne um grande número de jovens. A Joaquina conta com um belo cenário de pedras no seu canto esquerdo, sem falar das dunas onde é possível praticar o sandboard. A praia da Joaquina também é reduto de surfistas, suas ondas grandes e fortes. A Praia da Galheta, é semi-deserta e emoldurada por montanhas, com areia fina e branca. O acesso a praia é feito por trilha através da encosta norte da Praia Mole. Já Moçambique é a praia mais deserta da ilha além de mais extensa. A água é fria, mas a paisagem é lindíssima, além da tranqüilidade. Boa para quem quer surfar no sossego.

As praias do Sul são as praias mais preservadas da ilha, além de serem as praias mais sossegadas, havendo um número menor de turistas. Começando pelo Campeche que fica a 23km do centro. Ondas fortes de um mar grosso, bastante procurado por surfistas. Em frente à praia localiza-se a Ilha do Campeche onde está o maior acervo arqueológico de Florianópolis. Para chegar até a ilha é necessário pegar uma embarcação, as embarcações tem horários de saída e de retorno sendo cobrado o total de R$ 25,00 reais. Na ilha do Campeche você pode fazer trilhas, assim como pode praticar o mergulho. Todo o lixo tem que ser trazido de volta, afinal à ilha não tem coleta de lixo.
A Praia da Armação se localiza a 25km do centro de Florianópolis é um dos principais núcelos de pesca artesanal do local. Uma praia bastante calma onde no passado era produzido óleo das baleias mortas para a iluminação e construções. Pântano do Sul, mar com águas cristalinas de morros verdes um local tranqüilo, localizado a 31km do centro. Um bom lugar para se praticar o mergulho. Solidão, areia e mar claros cercado de verde fazem do local quase intocado. Enseada entre a Costa de dentro e a praia Saquinho. Saquinho é uma praia deserta de uma beleza sem igual, o acesso é feito por trilha. Naufragados, localiza-se no extremo sul de Florianópolis. Mar aberto e areia grossa, não possui infra-estrutura, mas é possível acampar. O acesso é feito por trilha, a partir da Caieira da Barra do Sul.

Mais atrativos:

Mercado Público: Além de bela arquitetura, as tardes ficam especiais com as mesinhas no “vão do mercado” (do lado de fora). Na parte interna do mercado alguns stands oferecem petiscos, degustação de ostras e para os apreciadores, cachaça artesanal.

Lagoa da Conceição: Um dos pontos mais badalados de Floripa, é lá onde estão localizados diversos barzinhos da cidade e claro muita gente bonita. Na lagoa é possivel fazer a prática de pedalinho, Caiaque e windsurf.

Telefones úteis:
Aeroporto – {0xx48} 3331-4000
Rodoviária – {0xx48} 3212-3100.
Informações turísticas (Santur) – {0xx48} 3271-7000/7028.
Prefeitura – {0xx48} 3251-6000

Post de Aline Boff

SIMILAR ARTICLES

0 491

6 COMMENTS

  1. Sério! fiquei louca pra conhecer! ainda não conheço a ilha, mas do ano que vem não passa! ooo

    Muito bom o texto!
    Parabéns! ^^

  2. Tai um lugar que pretendo passar uma férias um dia. Ou quem sabe morar…
    Floripa tem umas das praias mais bonitas do Litoral Brasileiro. É um lugar perfeito para alguém, que como eu, é apaixonado por praia. Nada como curtir um por-do-sol à beira-mar.
    Se no Litoral Gaúcho já é bom, imagina nestas belas praias de Floripa.
    Muito boa descrição das praias. Serve como roteiro de viagem à qualquer pessoa interessada em conhecer belezas inesquecíveis.

  3. Ainda não tive o privilégio de conhecer, mas vendo todas essas maravilhas mostradas na matéria, aumenta mais ainda a vontade!

  4. Realmente quem quer ostentar a frase “Eu conheço o Brasil” tem mesmo é que conhecer Floripa.
    A Ilha da Magia é dona de praias com belezas sem iguais. Conheço diversas praias do Brasil e admito que SC são as minhas preferidas. A Ilha do Campeche é um lugar onde não se deve deixar de ir, que lugar mais lindo. Assim como vale a pena fazer a trilha para a Praia do Saquinho. A trilha tem subidas bem incrimes, e bastante árvores, assim como no caminho encontramos uma cachoeirinha… A praia é super deserta,mas vale muito a pena ir até lá.

    Visitem Floripa!!

  5. amo Floripa desde 2009 venho todas as férias da escola pra cá,tanto no inverno quanto no verão,simplesmente amo essa cidade.

Leave a Reply