Hábitos e costumes variam

Hábitos e costumes variam

1 733

Nós já mostramos como escolher a mochila ideal e demos dicas para possíveis roteiros turísticos. Porém, antes de seguir viagem, é preciso estar atento a alguns outros detalhes. Dependendo do destino, os hábitos da população local podem entrar em choque com os seus. Por isso, é sempre importante estudar os costumes do lugar que se pretende visitar – não só para evitar gafes, mas também para não ter surpresas.

Na europa, por exemplo, as pessoas têm uma noção curiosa do que é público e o que é privado, especialmente as mulheres parisienses.

Fora do país, outro obstáculo pode ser o idioma. Tome cuidado para não fazer como a estudante Bárbara Miszewski. Em viagem a Buenos Aires, ela titubeou no castelhano e acabou deixando de comer o que queria.

Não se pode esquecer, ainda, da linguagem corporal. Gestos podem ser interpretados das mais diversas maneiras, dependendo da bagagem cultural de cada um. A saudação comum entre brasileiros pode ser um aperto de mão, ou abraço, mas isso não é assim em todo lugar. Orientais não costumam abraçar até mesmo os mais íntimos, ao passo que homens italianos e árabes trocam dois beijos no rosto para dizer olá.

Portanto, fica a dica: pesquise, converse com quem já viajou, troque idéias e se prepare. Nada substitui a experiência de se conhecer um lugar ao vivo, mas, quanto mais informações prévias, mais você desfruta da viagem. E sem o risco de passar vergonha em terras estrangeiras.

Post de  Rafael Tourinho Raymundo

SIMILAR ARTICLES

0 528

1 COMMENT

  1. Muito legal =D
    E
    certoooo tem coisas que podem parecer bobagem p nós..
    mas podem nos colocar em cada situação O.o
    rsrsrsrs

    bjooo

Leave a Reply