Serra Gaúcha: Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Serra Gaúcha: Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

3 4308

Após falarmos de Gramado e Canela em matéria publicada anteriormente aqui, resolvi agora falar das cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, que também são localizadas na serra gaúcha.

Comecemos por Garibaldi, que é onde pretendo focar mais. Cidade pequena, intitulada como capital brasileira do champanhe, bebida alcoólica gostosa, maravilhosa, saborosa hmmmmm… enfim, elaborada através da uva, que é cultivada aos montes na região. Neste ano, em outubro, acontece a Fenachamp. Confira no site do evento a programação.

Garibaldi (um dia foi Conde D’Eu) foi colonizada por europeus, e até hoje traz fragmentos destas culturas para a região, no caso, a cultura alemã e, principalmente, a italiana.

A cidade também leva o título de maior produtor de frango do Brasil, o que não convém muito destacar nessa matéria, vamos tratar mais glamurosamente do tema, vamos lembrar do champanhe e esquecer os frangos, ok?

Garibaldi é bonita. Basta andar pelas ruas do centro e observar a arquitetura e as estátuas que enfeitam praças e igrejas.

O museu de Garibaldi é um lugar bem interessante, lá é possível conhecer mais sobre a história da cidade e admirar objetos que estão relacionados a ela. Um exemplo do que quero dizer está nessas imagens a seguir:

Muito bonito, não?

A comida típica da região é a italiana: polenta, linguiça, massas. Tudo a base de leite, farinha, fritura e açúcar, tudo engordante gostoso demais!

Bento Gonçalves também se rendeu ao cultivo da uva, é a cidade do vinho. Repleta de vinícolas, assim como Garibaldi, Bento é maior mas oferece tanto entretenimento quanto Garibaldi.

Carlos Barbosa, a menor cidade entre as três, é a cidade do queijo. Eu sou tarada por qualquer coisa que tenha queijo. Todo ano acontece a FestiQueijo, onde você paga um tanto para comer a vontade e se deliciar com a degustação de vinhos que as próprias vinícolas disponibilizam em tendinhas no local do evento. A data para este ano já está marcada, entre no site e confira a programação.

Agora imagine: champanhe, vinho e queijo, o que mais se quer dessa vida? Chocolate? Ok. É só dar uma passadinha em Gramado e Canela após essa viagem para buscar a sobremesa, afinal fica logo aí.

Um vídeo muito legal que encontrei de um turista que viajou para a serra:

O interessante é que no vídeo aparecem muitos dos lugares em que fotografei!
Observe.

Todas as fotos deste posts foram feitas na respectiva viagem.

Mais dicas:

Portal da Serra Gaúcha:
http://www.serragaucha.com/

Reserve o seu passeio na Maria Fumaça:
http://www.mfumaca.com.br/passeio.htm

Conheça mais os pontos turísticos de Garibaldi:
http://www.garibaldi.rs.gov.br/

Conheça mais os pontos turísticos de Bento Gonçalves:
http://bentogoncalves.com.br/
http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/

Conheça mais os pontos turísticos de Carlos Barbosa:
http://www.mfumaca.com.br/

Cultura na Serra Gaúcha:

http://www.serracult.com.br/

SIMILAR ARTICLES

3 COMMENTS

  1. hummmm….nada melhor que uma boa cia, um vinho e queijo nesse friozinho ,ainda mais no clima da serra…tudo de bom pra esse inverno….

  2. Muito interessante!! Temos um tesouro tão perto de nós gaúchos e que pode ser mais explorado pelo turismo. a divulgação da beleza da nossa terra é o primeiro passo…

  3. Muito boa a matéria, realmente temos lindas construções arquitetônicas na serra gaúcha, sem comentar as deliciosas iguarias da culinaria italiana que ficam mais saborosas acompanhadas de uma bela taça de vinho, durante o inverno =]

Leave a Reply