Serra Gaúcha: Gramado e Canela

Serra Gaúcha: Gramado e Canela

3 1742

Vista da cidade de Gramado

As cidades de Gramado e Canela, situadas na serra gaúcha, são rotas turísticas bastante visadas nacionalmente.

A cidade de Gramado é conhecida como a cidade que tem a melhor estrutura turística do Rio Grande do Sul e é, hoje, o principal destino turístico do Estado e o quarto do Brasil. O município tem em torno de 31 mil habitantes, e atrai anualmente cerca de 2,5 milhões de turistas.

O porquê disso tudo está na comodidade oferecida pelos hotéis e pousadas, a gastronomia sofisticada e o clima frio. As vistas, a vegetação e a arquitetura padronizada de Gramado também merecem destaque, tornando-a encantadora, quase que uma cidade cenográfica.

Os principais pontos a serem visitados em Gramado são:

O Lago Negro

O Lago Negro - O lago foi construído artificialmente sobre as cinzas de um incêndio ocorrido na década de 40, que comprometeu a vegetação nativa que existia ali. Os moradores daquela área, na época, encontraram uma vertente, canalizaram a água, drenaram o solo e acabaram criando um dos cartões-postais mais conhecidos de Gramado. Lá podemos andar de pedalinho, passear em volta do parque em um carrinho e aproveitar toda a beleza que o local tem a oferecer. É um passeio um tanto romântico. Aliás, a serra gaúcha é totalmente conveniente para românticos casais turistas, assim como para a família, pois as crianças também têm muito o que aproveitar em uma viagem como essa. Veja mais a seguir:

Cafés coloniais – Em Gramado, assim como em Canela, vários restaurantes oferecem um verdadeiro banquete, intitulado lá como Café Colonial, onde são servidos pães, geléias, frios, salgados quentes, bolos, tortas, buffet de sobremesa, entre outras iguarias e ainda: sem limite. O café colonial é cobrado por pessoa e o consumo é ilimitado. Para beber pode-se optar por vinho ou por um simples cafezinho bem servido. E eu garanto que realmente é um banquete! Vá bem preparado.

O Natal – O forte do turismo na região é na época do Natal. Já no Parque Aldeia do Papai Noel , onde fica a casa do Papai Noel na América Latina, é Natal o ano inteiro. Lá está a fábrica de presentes do Bom Velhinho, que acompanha tudo de perto, sentando em sua poltrona sempre disposto a conversar com os visitantes e tirar fotografias. Tem até renas vivas no parque, que lançou na última temporada natalina uma nova área verde, com trilhas testadas e aprovadas por Papais Noéis de todo o Brasil. Na época do Natal, entre os meses de dezembro e janeiro, acontece o Natal Luz, um evento memorável e lindíssimo, que também vale conhecer, especialmente se tiver na companhia de crianças.

Além das opções citadas acima, você encontra muitas outras pesquisando nos sites de Gramado que são bem informativos e respondem a qualquer questão referente as maravilhas que podem ser encontradas por lá.

Os principais pontos a serem visitados em Canela são:

Lojas de Chocolate - As lojas de chocolate, que assim como em Gramado, os chocolates de Canela são muito gostosos. Eu aconselho provar o chocolate da Florybal, onde há diversidade de sabores nos chocolates artesanais e lá pode-se encontrar desde chocolate com pimenta, até chocolate com licores, em vários formatos e cores. Delícias com o preço bem acessível.

Alpen Park – A meu ver, a melhor atração da região, porém, uma das mais caras. A tirolesa que tem no parque, com uma descida por cabo aéreo com 300m de trajeto e a 50m de altura é maravilhosa!!! E eu, logicamente, não perdi a oportunidade e me aventurei nessa descida.

Num local com 60 hectares de natureza exuberante, a principal atração do Parque são os trenós individuais que descem a montanha numa espécie de montanha russa, com quase 700m de descida e 300m de subida. Importado da Alemanha, o equipamento é único na categoria no sul da América, tendo mais de 50 similares no mundo inteiro. O parque também oferece a prática de arvorismo, entre outras diversões, além de uma loja de chocolates dentro do parque.

A Catedral de Pedra – Construída em estilo gótico inglês, possui uma torre de 65 metros de altura. Com dezenas de vitrais lindíssimos e várias pinturas sacras. Entre as atrações citadas aqui, há tantas outras… para saber mais aconselho que pesquisem nos sites das cidades para saber o que é de seu agrado, opções não faltam.

PS: As fotos desta matéria foram todas tiradas na minha viagem à serra.

Programe sua viagem! Sites interessantes para pesquisa de hotéis, restaurantes e demais atrações da serra gaúcha:

SIMILAR ARTICLES

3 COMMENTS

  1. Acho que dificilmente há 2 cidades tão bonitas e inspiradas como Gramado e Canela em todo o Brasil. Além das belezas naturais que a região oferece, ainda temos uma rica cultura das mais variadas formas. Realmente Gramado e Canela são duas cidades “gêmeas” fascinantes.

  2. Para quem tiver interesse, esses dias encontrei um site especializado sobre a serra gaúcha. Tanto para aqueles que apreciam aventura e natureza, quanto aqueles que procuram hotéis e restaurantes na região, o site é bastante interessante. Segue o link: http://www.serraportal.com.br

Leave a Reply